Crash the doors . unlock them all

Unlock the door_esquema

Unlock the door

Abrir portas para além da metáfora

Instalação de Lucas Bambozzi

Unlock the door é uma instalação planejada para a sala redonda do MIS, Museu da Imagem do Som de São Paulo.

O projeto é composto por uma série de projeções que ocupam toda a superfície da parede circular do espaço. As imagens reproduzem um ambiente formado por seis portas que se abrem ou fecham em função da ação de apontar para alguma das projeções no espaço (ou mesmo a partir do caminhar do público em direção a determinada projeção). Os vídeos são disparados em função de um mecanismo de detecção de movimento (um sistema típico de blob-detection, que lê as ações do público através de uma câmera que vê o espaço iluminado por beamers de luz infravermelha).

O projeto utiliza a imagem e o mecanismo das portas que se abrem e fecham para alem da idéia de metáfora. As ações não apenas disparam uma sucessão rítmica de eventos, como também revelam ambientes que muitos gostariam de manter abertos, e não fechados. Reforçando a noção de acessibilidade e compartilhamento de situações, as imagens devem sugerir também o quanto os limites entre esferas públicas e privadas se misturam, muitas vezes fazendo a condição pública se intimidar diante de interesses privados.

O projeto aprimora um mecanismo de interação desenvolvido por Ricardo Palmieri para a instalação de minha autoria Mobile Crash, premiada no Ars Electronica em 2010. Em seu desenvolvimento foi privilegiado o aspecto intuitivo, buscando-se eliminar as dificuldades de compreensão associadas a interfaces deste tipo.

datas propostas (sugestão: abertura num sábado):

abertura: novmebro 2011

cronograma:

_ aprovação formal da proposta orçamentária e conceitual: até 28 de abril

_ acertos contratuais e pagamento da primeira parcela: até 30 de maio

_ início da programação em Pure Data: 1 de junho

_ definição das imagens e início das gravações: 1 de junho

_ apresentação de protótipo e demonstração de funcionamento básico: 01 de agosto

_ finalização das gravações e edição: 01 a 15 de setembro

_ finalização dos trabalhos: 01 de novembro