Prenúncios + Catástrofes

 

Temporada audiovisual temática > às quartas-feiras, de 13/06 a 11/07 > no grande teatro do Sesc Pompeia

Prenúncios + Catástrofes é uma temporada audiovisual temática em que a cada semana é apresentado um novo projeto ligado ao campo do audiovisual expandido, permeados por elementos da música ‘noise’, das experiências em tempo real e de um cinema sensorial, imersivo.

O projeto coloca foco em práticas híbridas de experimentação de linguagens do audiovisual que não encontram formatos ou palcos destinados à sua prática de forma continuada.

O tema de Prenúncios + Catástrofes aborda criações que reconstituem um universo permeado pela ideia de catástrofe. Seja ela iminente, testemunhada ou apenas prenunciada, essa noção nos habita como uma condição que se intromete em nosso imaginário, por sons e imagens moduladas pelo trágico e pelo implacável.

A fatalidade da catástrofe solapa toda prudência, nos cobra maior e melhor responsabilidade no gerir da vida no planeta e indica a diversidade de tensões entre natureza e tecnologia. O sentimentos oscilam entre a sujeição e o enfrentamento diante do que podem ser as catástrofes que habitam nossas insônias. São paisagens alteradas pela interferência humana, são arrebatamentos diante de cenários de escalas incalculáveis, é a constatação da pequenez do indivíduo e de sua condição transitória no mundo, a perspectiva de rendição ao inevitável, mesmo que essa situação clame por enfrentamento.

Como resultado de ações inconsequentes, nos demanda consciência e ação efetiva, em movimentos contra as grandes forças que movem a ganância e o capital em nosso mundo. Como condição de implacabilidade da natureza, nos desafia à superação e à transcendência na iminência de nossa vulnerabilidade.

Evocadas pelo temor religioso ou pela ação insensata do ser humano, a catástrofe é também um limiar a nos seduzir por sua potencia ou preenchimento dos sentidos. Em todos os casos, são modulações que nos afligem, seres curiosos que somos, como criança a tapar os olhos diante do horror anunciado – mesmo que tudo seja “tão-somente” cinema em sala escura.

O programa de Prenúncios + Catástrofes é composto por apresentações híbridas, representando tormentas, incidentes naturais, criações imagéticas baseadas na suposição de acontecimentos, simulação de acidentes corporais, registros de deslizamentos tectônicos, representação de frequências eletromagnéticas, eventos episódicos e ocorrências de natureza estranha.

São questões que impactam nosso entorno e nosso tempo, e se resvalam nos padrões de cinema existentes. Apesar da diversidade de experiências e iniciativas feitas sob a alcunha de cinema expandido, novas mídias ou performances audiovisuais, os meios seguem lógicas comerciais conhecidas, e as práticas audiovisuais parecem não se desprender facilmente dos caminhos que a indústria do entretenimento toma para si. Por isso a pertinência de um programa que não é exatamente cinema, apresentação musical, teatro ou instalação multimídia, mas que reúne um pouco de cada uma dessas linguagens. Em meio à diversidade de expressões e formatos contemporâneos, parece ser necessário enxergar entre as camadas que se sobrepõem, insistir em outras combinações possíveis e arriscar possibilidades dissidentes.

O cinema resistiu a muitas crises, não há aqui o prenúncio de algum colapso de suas bases, mas pode-se antever antídotos para a estagnação de seus artifícios. Para que possamos dedicar maior atenção a modulações e pulsações essenciais. Para que entre um modo e outro de absorção e fruição da experiência do cinema, possamos também perceber as nuances de camadas intermediárias, que não se estancam, mas se fazem sentir por vibrações distintas, seja pelas instabilidades do tempo real ou do “ao vivo”, ou por alguma perspectiva apaziguadora da contemplação.

Lucas Bambozzi, junho de 2018

cinema sensorial . imagem em movimento . performance . videoarte . live av . audiovisual expandido . 


Ficha técnica:
Lucas Bambozzi . proposição e curadoria
Laura Maringoni . coordenação geral
Demetrio Portugal . acompanhamento artístico
Fernanda Porto . projeto gráfico
Produção: Diphusa Mídia Digital e Arte Ltda
Apoio: ALT [av] Rede Audiovisual Expandido
Realização: Sesc