COLEÇÃO DE BOLSO NA HIPER_ARTE

vídeo instalação com 10 TVs LCD . SESC SANTANA . 26/04 a 01/05 2016 

curadoria de Lali Krotoszynski e Rogerio Salatini

hiper_LB2_duchamp

Coleção de Bolso é uma série de trabalhos em vídeo que mostram obras renomadas e reconhecíveis de arte moderna e contemporânea, sendo manipuladas na tela de um dispositivo portátil e exibidas em telas LCD verticalizadas e disponibilizadas lado a lado no espaço expositivo.

As imagens das obras (listadas abaixo) são desfiladas uma a uma, em um fluxo dinâmico e ao mesmo tempo contemplativo (sem interações técnicas), remetendo à ideia de manipulação, de reorganização de um grande banco de imagens disponíveis na rede hoje.

As obras escolhidas tem o comum a imagem de corpos como elemento central. São representações que envolvem movimento, sempre mediados por tecnologias de reprodução.

São obras-ícones de arte do século XX (fases moderna e contemporânea) cujas imagens circulam facilmente pela internet como Étand Donnés e Nu Descendo a Escada nº2 do Duchamp, o vídeo I Am Making Art do John Baldessari, performances e caminhadas de Francis Alys, Relation in Space de Marina Abramovic e Ulay e Antropologia da Face Gloriosa de Arthur Omar.

A produção do trabalho envolve a ‘performatização’ de buscas das imagens na internet, utilizando-se um dispositivo móvel com tela de alta resolução, registrados em vídeo FullHD, com posterior edição para se obter um ritmo contínuo e ao mesmo tempo de forma a revelar variações e idiossincrasias guardadas no processo de passagem sucessiva das imagens. As imagens encontradas envolvem eventualmente releituras, obras correlatas e talvez erros derivados dos sistemas de busca.

O projeto aponta para aspectos distintos do funcionamento dos sistemas de busca, da disponibilização de imagens repetidas nas redes, fazendo referência à reprodutibilidade infinita dessas representações, quase sempre limitadas em termos de direito autoral, ou mesmo representadas por imagens que não variam muito. Ao mesmo tempo, o movimento de manipulação e passagem das imagens confere movimento e cinetismo às imagens, cujos referentes originais sempre envolvem movimento.

Concepção e direção: Lucas Bambozzi | Assistência: Julia Rodrigues  | Produção: Vanessa Lopes

Projeto comissionado para a exposição Hiper_arte no Sesc Santa, em abril de 2016, com curadoria de Lali Krotoszynski e Rogério Salatini.

Texto de apresentação da curadoria [espaço expositivo]

Ao passear por imagens de obras de arte moderna e contemporânea do séc. XX, aquelas mais icônicas, muito presentes na internet, nos deparamos com uma repetição de representações, com poucas variações diante do vasto banco de imagens disponíveis na rede hoje.

Seja pela estrutura dos sistemas de busca, seja por limitações impostas por direitos de uso dessas imagens, o que se vê é muito do mesmo.

O artista selecionou obras importantes ou icônicas, que abordam o corpo em movimento, em representações que sempre envolvem a mediação por alguma tecnologia de reprodução. E de certa forma, restitui-lhes algum movimento através do gesto, cada vez mais comum, de deslizar os dedos pelas telas touch de um celular ou de um tablet. O resultado é reproduzido em vídeos que confrontam corpo e imagem, o cinetismo nas obras e o movimento de procura.

Com isso, também acaba por atribuir novas possibilidades de olhar para cada uma das obras, e para o fluxo delas em repetição, na configuração particular que adquirem no espaço expositivo.

 

Obras visitadas :

Nude descending a staircase (1912) Marcel Duchamp

Étand Donnés (1946-1966) – Marcel Duchamp

Slow Angle Walk (1967) Bruce Nauman

I am Making Art (1971) John Baldessari –

Sometimes Making Something Leads to Nothing (2005) – Francis Alys

As senhoritas de Avignon (1907) Pablo Picasso

Relation in Space (1976) Marina Abramovic e Ulay

Self portraits – Lucian Freud

Self portraits – Andy Warhol

Self portraits – Mapplethorpe

Suspensions (1984 – 2002) Stelarc

Antropologia da face gloriosa (1997) Artur Omar