Postcards Project 2000-2016

The Postcards series project comprises a collection of places, curious situations and memories. It is a project in endless progress: to visit touristic places and perform comparative shots using a video camera. Relating the actual postcard to the scene it portrays, the videos are usually a result of different resources, seeking for situations and moments where sounds and images can reveal layers other than the landscapes might suggest. Conceived originally as a series of short videos for the web (2000) it is also a tribute to a series of videos called Cartes Postales (1987) by Robert Cahen, Stéphanie Hunter and Alain Longuet. The Postcard project has been presented in distinctive formats, sometimes over the web, sometimes as an installation work.

The project started here:

http://www.comum.com/diphusa/postcards.html

O Projeto Postcards (portuguese description)

Uma coleção de lugares, situações e pequenas memórias. Trata-se de um projeto em constante execução: visitar lugares e buscar a síntese dessa experência, por mais fugaz que seja, numa imagem. São situações tipicamente retratadas em cartões postais, situadas entre a obviedade e a particularidade.

Venho registrando em vídeo vários lugares turísticos onde a paisagem pode sugerir um pouco mais do que seus cartões postais revelam. A proposta existe em formatos de videoinstalação, web e single-channel video. No formato instalação uma projeção de pequemas dimensões acontece nos próprios cartões – presos individualmente entre duas placas de vidro e suspensos no espaço expositivo. Os cartões são os mesmos utilizados na gravação ‘in-loco’ das cenas – que coincidem com os lugares onde os próprios cartões foram fotografados. No verso de cada cartão são projetadas as imagens em vídeo, que mostram tanto o cartão como a realidade atualizada da paisagem que ele retrata – confrontando o aspecto realista da imagem em vídeo com a estética “glamourizada” da maioria dos cartões postais.
 
Versão linear em vídeo single-channel: série 1, parte 1

 

Versão linear em vídeo single-channel: série 1, parte 2

 
 
 
.
Veja aqui a documentação da primeira versão da videoinstalação, envolvendo 15 projetores e 15 cartões postais (versão apresentada em 2001)

This is the documentation of a videoinstallation based on the project, using 15 videoprojectors (presented in 2001)

 
 
 
 
 
 
 
Esta é uma versão “crua” de um video da série Postcards, gravado com um aparelho celular e sem nenhum tipo de pós produção.

This is a “raw version” of a video postcard, shot with a mobile phone, with no post-production.
 
 
.
 
 
 
 
 
OUTRAS VERSÕES DO PROJETO:

 
Postcards WEB (projeto original, criado em 2000)
http://www.comum.com/diphusa/postcards.html

 
Postcards Painéis
 
Essa é uma versão onde vão aparecendo os cartões postais, cada qual com seu som, em momento ‘solo’, um após o outro, consecutivamente numa mesma tela — como num painel onde as pessoas fixam postais — e todos vão preenchendo juntos o espaço da projeção ou da tela. Ao final somam 13 cartões juntos. Até o momento cheguei a montar dois painéis distintos.
.
 
 
 
 
Painel 1: 12 vídeos . duração total: 13 minutos . ano de realização: 2006
 
Painel 2: 13 vídeos . duração toal: 14 minutos . ano de realização: 2007

observações técnicas: o áudio correspondente a cada vídeo indica o vídeo que permanece em momento solo durante a projeção — além de uma intensidade luminosa diferenciada atribuída a cada vídeo.  o tempo de duração de cada conjunto composto em um painel é o tempo somado dos vídeos deste painel.

.

Painel 1, montado durante a exposição Paralela (São Paulo, 2008), com curadoria de Rodrigo Moura.

Detalhe (Painel 1): as projeções sobre os cartões vão aparecendo aos poucos.

Painel 2, composto por 13 postcards (áudio e video)

Montagem dos Paineis 1 e 2 durante a exposição Paralela (2008)

 

 

 

 

2 thoughts on “Postcards Project 2000-2016

  1. Pingback: Postcards « lucas bambozzi

  2. Pingback: Postcards « lucas bambozzi

Comments are closed.