Puxadinho II III IV [versões] . 2011-2016

puxadinho do portfolio2

Puxadinho II foi montado como uma pequena casa improvisada, em espaço externo do galpão do Liceu de Artes e Ofícios, por ocasião da exposição Paralela, com curadoria de Paulo Reis, em 2010.

Com estética precária, mas diferente da versão anterior, feita com tijolos, essa construção foi feita com material encontrado em caçambas  e sobras de madeiras da montagem da exposição Paralela.

Neste espaço contido, duas telas LCD são utilizadas como janelas que veiculam dois vídeos em que  portas e janelas são  forçadas de dentro para fora, como se alguém estivesse tentando sair desses ambientes fechados.

As imagens e o som (abafado e contido) vindos de dentro da pequena casa abordam um embate entre esferas públicas e privadas, através de uma situação emblemática, que anseia em ocupar um espaço externo.

 

Título: Puxadinho II

Ano de produção: 2010

Mídia de exibição: DVD, telas LCD e construção em madeirite e restos encontrados em caçamba

Duração: 5 minutos cada canal

Assistência: Paloma Oliveira e Laésio Adoniran

o Puxadinho II em montagem (teste do telhado contra chuva)

o trabalho visto dos fundos, em espaço externo do Liceu de Artes e Ofícios.

o Puxadinho II recebendo as primeiras visitas na abertura da Paralela, em 22 de setembro de 2010.

Post relacionado: Puxadinho na Paralela

Videodocumentação do projeto original (Exposição Galeria Expandida – Luciana Brito Galeria)

[vimeo 13900370]

Puxadinho III, México (2011)

Puxadinho III foi montado no Laboratório Arte Alameda . Cidade de México, 2011 com restos de madeira e material de outras exposições que aconteceram no local. O espaço escolhido podia ser adentrado diretamente da rua, em uma redondeza onde se situam outras construções informais (algumas existem no local há vários anos). O trabalho foi montado por ocasião da exposição individual O Espaço Entre Nós e os Outros, com curadoria de Christine Mello.

puxadinho geral

IMG_1393

 

Post relacionado: O Espaço Entre Nós e os Outros

 

Puxadinho IV: Venezuela, 2013

Uma nova versão da instalação Puxadinho foi montada na exposição Un Solo Cuerpo,  Arte Contemporáneo en los Payses de Mercosur, em Caracas, Venezuela, com curadoria de Morella Jurado.

Apesar de montado pela primeira vez dentro de uma espaço expositivo típico  (Museo Alejandro Otero) o projeto segue a mesma lógica provocativa das montagens anteriores: em um barraco construído de forma precária, as imagens mostram portas e janelas sendo empurradas, como se alguém lá dentro estivesse tentando sair desses ambientes fechados.

 

300913negole_montajeunsolocuerpo47

 

Post relacionado: Puxadinho em Caracas