O dia em que São Paulo parou

O dia em que São Paulo parou é um projeto criado a partir do conceito de reencenação, a convite do curador italiano Domenico Quaranta e do artista e produtor ítalo-esloveno Janez Jansa para a série de exposições Re:akt! que aconteceram em 2009 e 2010 em vários países do leste europeu.

reakt banner

Durante o processo de pesquisa, deparei-me com certa urgência em tratar das estratégias dos meios de comunicação de massa associadas a fatos históricos e políticos. O foco específico recaiu sobre o  espetáculo midiático desfilado pelo PCC que culminou nas ações que praticamente paralisaram São Paulo no dia 15 de maio de 2006.

As ações inesperadas e descentralizadas mostraram uma perspicácia inédita do uso das tecnologias móveis, em ações que reverberaram para além do discurso, redimensionando o que se entende por criminalidade. Foi como se as notícias saltassem para fora da TV e ganhassem as próprias ruas da cidade.

 

https://youtu.be/l8WgxMF8Jn4

 

Desdobramentos

Os vídeos produzidos para a plataforma Re:akt! formam um panorama das supostas ações ou desdobramentos conectados aos ataques ocorridos, e procuram recriar, em diversos ângulos de abordagem, incidentes relacionadas a esse contexto.

Os trabalhos vem sendo apresentados em exposições e também avulsamente, em formato independente do projeto Re:akt!

mnac_lucas

Em 2012 os trabalhos foram compilados em um DVD que contextualiza o conjunto criado. Uma versão instalativa foi criada com o nome de Do sofá da sua casa (em co-autoria de Paloma Oliveira) para a exposição Crossing (Paço das Artes, SP 2010), curada por Priscila Arantes.

Sobre as exposições que inauguraram a plataforma Re:akt! clique aqui [english only]

caos_cocacola2