meta4walls [net.art]

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título: meta4walls [English version below]

URL original: http://www.comum.com/diphusa/meta

backup: http://rhizome.org/artbase/2857/meta/index.html

• browsers: Internet Explorer 5 em Mac ou PC . plug-ins: Flash5
• meta4walls é considerado um projeto ‘context-specific’: não comporta mais atualizações e não foi otimizado para browsers recentes.

 

meta4walls é a simulação de um portal de serviços escusos e duvidosos. Enquanto navega por esses dominios, o sistema coleta dados do usuário e os devolve, contrangendo o público de uma certa forma [ao mesmo tempo em que torna transparente alguns mecanismos intrusivos largamente utilizados na internet]. Foi criado essencialmente a partir de e-mails considerados ‘spams’, que passaram a se tornar algo mundialmente relevante a partir de 2000, quando o trabalho foi desenvolvido [o trabalho resultou de uma certa coleção que passei a fazer desse tipo de unsolicited email]. Dessa forma fazia parte da intenção original promover uma forma de devolução para o domínio público de um lixo despejado sobre um espaço privado. Para isso utiliza uma linguagem ambígua e talvez ‘capciosa’.

O funcionamento original do portal previa que o usuário navegasse por sites que funcionam como atratores (pela oferta de serviços ilícitos ou estranhos). Após um tempo, ele/ela recebe um relatório na tela que devolve informações sobre o computador utilizado (através de cookies) como o sistema operacional, a resolução do monitor, os plugins e browsers instalados.

meta4walls se tornou, para muitos, uma obra-referência que se relaciona com um contexto temporal e social específico. O projeto foi incluído na 25ª Bienal de São Paulo (2002) em curadoria de Christine Mello. Uma conversa/entrevista (entre Lucas e Christine) com foco nessa participação encontra-se disponível na seção de textos deste site, neste link.

Inclusão do projeto na base da dados da Rhizome, que mantém coleção de projetos de net.arte de artistas de várias partes do mundo.

 

Navegação assistida [registro/demonstração de experiência de navegação feita na época de implementação do projeto]:

 

Texto crítico:

Viravolta entre quatro paredes

 

texto de Suely Rolnik sobre do trabalho meta4walls, uma versão para web derivada do Projeto 4WALLS.

 

Em 4 Paredes [meta4walls] Lucas Bambozzi trabalha com a matéria viva da relação entre receptor e imagem. Nada a ver com mais uma oferta de interatividade onde o receptor é incluído num jogo de cartas marcadas e, com isso, excluído do poder de criação. Aqui, ao contrário, o alvo é exatamente esse jogo perverso de inclusão/exclusão.

Não é qualquer imagem que Lucas privilegia como suporte de sua obra. Trata-se do  vasto universo doe emails publicitários, especialmente os que oferecem deleite sexual, que invadem compulsivamente as telas dos computadores num verdadeiro assédio da alma.  No lugar do gesto automático de destinar ao lixo esse lixo que o mercado despeja sobre nós, o artista o acumula e o reenvia, não sem antes produzir interrupções no fluxo de oferta e consumo com comentários desabonadores sobre a privacidade do receptor. Nessas inesperadas inserções o receptor é pego em flagrante, não só em sua  miséria sexual e sua transação onanística com as imagens, o mais óbvio; mas também e mais assustador, em sua submissão passiva ao assédio das imagens: ele  se descobre controlado inclusive naquilo que lhe parecia sua mais íntima privacidade, seus mais recônditos sonhos eróticos, as mais ínfimas nervuras de seu inconsciente. É o próprio lixo do mercado virtual utilizado como arma contra sua imposição tirânica na subjetividade do receptor. O feitiço contra o feiticeiro.Quatro paredes é uma confluência e um desdobramento do melhor na arte brasileira. Entre outros, um Cildo Meireles e uma Lygia Clark dos anos 1970 agora cibernéticos, misturam-se na genealogia dessa obra. As Inserções no Circuito Ideológico de Cildo realizadas através de objetos de natureza “física” como garrafas de Coca Cola ou cédulas de dinheiro expandem-se pelo cyberespaço e passam a incluir o circuito de objetos virtuais. A Estruturação do Self de Lygia que através de uma relação de natureza física entre artista e receptor intermediada pelos igualmente físicos Objetos Relacionais, mobilizava no receptor a potência de ser afetado pelo mundo e de participar de sua criação, expande-se pelo cyberespaço e passa a incluir a  relação virtual entre artista e receptor, intermediada por objetos igualmente virtuais.

A obra é esse acontecimento na relação do receptor com a imagem, com a mercadoria, com a mídia eletrônica, com o sexo, com a arte. Ela se fará ou não, impossível prever. Uma coisa é certa: quando a obra acontece uma pequena mas poderosa viravolta invisível terá ocorrido entre quatro paredes.

Suely Rolnik
São Paulo, 18/09/01

 

ENGLISH VERSION >

The context is the year 2000; a time during which receiving unrequested e-mail was not that familiar to most people, surveillance on employees’ surfing the web was becoming a real problem and privacy was largely debated everywhere.  In this sense, this work [meta4walls] is “time-specific”. The context has changed. Spam is big enough to deserve as much attention anymore and cookies have expanded into other systems, such as the RFID tags and Verychips, reporting one’s habits and consumer profiles. The net.art piece actually worked perfectly as an important introduction to these issues. And it is still providing some answers, while some principles are still the same.

 

meta4walls

meta4walls is the first of a series of on-line privacy projects I did. It is a web-based work simulating a sort of metasurveillance on the Net. It uses mechanisms widely used to collect personal information and other data through forms, cookies and questionnaires. The scripts generates automatic feedback that appear in the site among some content of interest [most of it comes from junk mail].

 

Inviting the user to visit a range of illicit links or to access “secret” information in a displaced context, it exposes the fragility of some systems and suggest to the visitors the feeling of being observed and having their privacy endangered – as they will experience their personal data being collected.

meta4walls was part of the 4WALLS PROJECT, a research on interactive systems dealing with surveillance, appropriation, subversion, privacy, power and resistance against oppressive mechanisms.

The 4WALLS PROJECT was developed by Lucas Bambozzi during a residency at the CaiiA-STAR Centre [UK] from 2000 to 2001.

net-art work by lucas bambozzi

programming:  limbomedia.co.uk

commissioned by Videobrasil 2001

Original URL: http://www.comum.com/diphusa/meta

Backup URL: http://rhizome.org/artbase/2857/meta/index.html

The piece requires a series of live links that have been taken offline. By the time it was fully operative it required also specific configurations, such as Internet Explorer Browser and Flash5! [either on macs and pc’s]. The lack of the original links, the development of newer browsers and other technologies substituting Flash has made meta4walls inoperative (yet it is still online). 

 

 

 

Presentation of meta4walls during VideoBrasil 2001, at Sesc Pompeia, São Paulo
Artists and researchers attending the presentation of meta4walls during VideoBrasil 2001, at Sesc Pompeia, São Paulo
Videobrasil Catalogue



Review of meta4walls at Neural Magazine, 2001

 

Tela final de créditos do projeto, que “explica” o processo como uma situação-reversa, após navegação.