8 ou 80: BH underground . 2009-2016

oito ou oitenta

underground . poesia . performance . música

documentário de Lucas Bambozzi e Rodrigo Minelli

produzido por Chico de Paula [arquipélago audiovisual]

DOCTV IV – 2009

DSC05172

O documentário resgata a cena pós-punk e underground mineira dos anos 80, quando nasciam as bandas de rock new wave, a música eletrônica e as performances audiovisuais ao vivo — e ainda não se conhecia muito bem a palavra multimídia.

O ritmo das transformações sociais, políticas, culturais e estéticas que se seguiram após os anos 80 não deixaria dúvidas: caminhávamos ansiosos para um novo século. A relativa abertura política (após quase duas décadas de ditadura) a emergência de uma geração tipicamente belorizontina, a explosão de ritmos contrastantes no cenário internacional, deixaram uma marca indelével nos anos seguintes e fizeram dos anos 80 um década que para muitos, foi a verdadeira porta de entrada nos anos 2000. (trecho do projeto original)

Oito ou Oitenta é um documentário realizado através do Progama DOCTV IV que investiga e focaliza um cenário efervescente em Belo Horizonte na década de 80, quando ocorrem confluências entre poesia, música e experimentos visuais multimídia envolvendo artes plásticas e performances em produções alternativas, radicais e carregadas de perspectivas.

Dirigido por Lucas Bambozzi e Rodrigo Minelli e produzido por Chico de Paula, todos pertencentes a uma mesma geração de artistas audiovisuais também originada nos anos 80, o projeto se iniciou com uma pergunta: o quê haveria em comum entre a banda pop mineira Pato Fú, a produtora de cinema Vânia Catani (Bananeira Filmes), artistas Cao Guimarães e Rosangela Rennó, o performer Marco Paulo Rolla, o roteirista e escritor Marcelo Dolabela (Letrolatria e filme Plano Seqüência), o diretor de criação da Viacom Brasil, Jimmy Leroy, o videoartista Eder Santos, a banda hoje ‘londrina’ Tetine? O que esses nomes compartilham em suas práticas tão distintas.

Todos eles viveram o mesmo período em Belo Horizonte, em meados dos anos 80, em um contexto onde a poesia marginal ditava caminhos estéticos e de postura para vários campos artísticos. Os próprios diretores tiveram sua formação nesse meio de confluências artísticas que forjou muitos protagonistas da cena atual e isso serve de base para uma abordagem que privilegia o diálogo e a franqueza dos depoimentos. Mas não são os nomes mais conhecidos que detalham e definem o cenário focalizado. Curiosamente os artistas mais ativos e efetivos daquele período, hoje encontram-se à margem dos meios hegemônicos. À sombra dos nomes mais conhecidos, alguns se deixaram ofuscar ou não compactuaram com o ritmo de vertigem produtiva imposto pelos anos seguintes. O documentário se orienta assim pelos nomes menos compreendidos no contexto da produção cultural daquele período e investiga questões existenciais resultantes do passar dos anos em função da diversidade dos caminhos percorridos e das dificuldades encontradas.

Hoje, sabe-se que os campos artísticos iniciados por vários daqueles artistas ‘locais’ se expandiram e produzem hoje ecos em vários meios. Para além da música, da poesia e da cética atitude política naquele período, esse contexto germinou e estimulou o crescimento de muitos outros que hoje atuam para além das fronteiras existentes há 20 anos atrás. O contexto mudou, as práticas se profissionalizaram, e como algumas vezes acontece, alguns se sobressaíram, outros se retiraram, e outros permaneceram em zonas de menor foco de atenção. Então surgem novas questões: o que cada um fez com suas práticas? O que importa de fato? O que foi feito da vida, mesmo?

serviço:

duração: 52 minutos

sistema: NTSC

janela: 4:3

formato de captação: DVCAM

formato de exibição: Betacam Digital

site-laboratório: http://bhoitentas.ning.com

ficha técnica:

DIREÇÃO

Lucas Bambozzi

Rodrigo Minelli

ROTEIRO

Lucas Bambozzi

PRODUÇÃO EXECUTIVA

Chico de Paula

PRODUÇÃO DE SET

Daniela Fonseca

PRODUÇÃO

Arquipelago Audiovisual

FOTOGRAFIA

Chico de Paula

Lucas Bambozzi

Rodrigo Minelli

IMAGENS

Claudio Rabelo

Daniel Carneiro

Chico de Paula

Rodrigo Minelli

Lucas Bambozzi

Eduardo Falcão

SOM DIRETO

Eduardo Falcão

Luiz Otávio

SOM MULTIPISTA

Eliérim Studios

Cristiano Braz

MASTERIZAÇÃO

Serrasônica

Ronaldo Gino

EDIÇÃO

Chico de Paula

Lucas Bambozzi

Paloma Oliveira

Rodrigo Minelli

FINALIZAÇÃO

Lucas Bambozzi

Chico de Paula

Rodrigo Minelli

MATERIAIS DE ARQUIVO

Almir Almas

Andrea Dário

Eri Gomes

Fabiana Figueiredo

Ida Feldman

Isabela Vecci

Juliana Duarte

Lucas Bambozzi

Paulo Brito

Patricia Moran

Rodrigo Minelli

TV Minas

AGRADECIMENTOS

Andreia Dário, Carlos Mendonça, Clôde, Cristiano Braz, Eri Gomes, Fabiana Figueiredo, Ida Feldman, Isabela Vecci, Juliana Duarte, Marcelo Dolabela, Marcinha e Marcela, Neilton Botelho, Patricia Moran, Paulinho Brito, Piti, Ronaldo Gino, Rubens Troll, Vânia Catani,

AGRADECIMENTOS ESPECIAIS

Deco Lima, Fred Maia, Gato Jair, Geléia, John Ulhoa, Roberto Soares,

pelas apresentações proporcionadas à comunidade BH Underground < http://bhoitentas.ning.com>

e a todos os demais que participaram dos valiosos encontros que viabilizaram este documentário

APOIO

LABMIDIA

Depto. de Comunicação Social

UFMG

COORDENAÇÃO EXECUTIVA

Programa DOCTV

DOCTV EM MINAS GERAIS:

APOIO

Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas

Curta Minas

Associação dos Amigos do CRAV

REALIZAÇÃO

Usiminas

Rede Minas

Governo de Minas

————————————–

links relacionados:

2 thoughts on “8 ou 80: BH underground . 2009-2016

  1. Pingback: Fórum Eletronika: Programação de Documentários || Eletronika – Festival de Novas Tendências Musicais

Comments are closed.