Travessias, na Maré

Gravação de Multitude, versão Maré.

local: Rua Bittencourt Sampaio, em frente ao Galpão Maré

photo (1)

Screen Shot 2013-03-21 at 6.33.08 PM

 

descrição da cena

Início de noite na rua. Um pequeno grupo se forma. São umas 15 pessoas, talvez passantes, pessoas que trabalham na rua e se juntam, olhando em direção à câmera. São pessoas do bairro, estão à vontade no ambiente. Eles estranham a câmera ou o que ela faz ali, o que ela representa, mas sem maiores alvoroços. Essa pequena movimentação atrai outros passantes, e mais pessoas se juntam ao grupo, até formarem uma pequena multidão. Em menos de 2 minutos temos umas 50 pessoas, tentando entender o que se passa diante delas.

Aos poucos, alguns se sobressaem, dão um meio passo à frente, e encaram a câmera de forma um pouco mais inquisitiva, como se perguntassem, “o que vocês estão fazendo aqui?”. Ainda não há perguntas, apenas olhares e expressões que nos mostram: eles estão em casa, à vontade. Mas parece que a câmera [ou todos nós, que estamos atrás dela], incomodam os que estão ali. Eles tem a consciência de que são um grupo, trocam olhares, gesticulam, falam entre si, e nos encaram mais de frente, de forma cada vez mais interrogativa. Apesar de parecerem nos intimidar, não avançam em direção à câmera, percebemos talvez, no máximo, um passo a mais em nossa direção.

Em um momento, vemos três ou quatro deles se exaltarem. Parecem dizer algo, parecem gritar, quase ameaçador, ficam nervosos. Talvez não nos queiram mesmo ali.

Há uma dúvida sobre o que acontece, entre eles e entre nós. Olham para o fundo, acima da câmera. Persiste um olhar interrogativo, desconfiado e desafiador. Sentimos a cumplicidade entre eles. Em um momento estão sérios, em outros riem do que estão vendo. Percebemos essas oscilações. É isso o que vemos, mesmo que não seja visível.

Após algum tempo, alguns convidam outros para irem embora. Alguns puxam outros, estreitando a cumplicidade. Aos poucos, eles vão nos ignorando, mesmo que lancem olhares desconfiados para a câmera. E os grupos vão se desfazendo, a multidão se dispersa. Até que tudo recomeça.

 

projeção

_parede de projeção preta de 8.5 metros de largura, no andar de cima (mezanino) do Galpão Maré. em espaço parcialmente escurecido.

_2 projetores (4:3 nativos) com mínimo de 3.5mil ANSI lumens cada (projetores iguais com a mesma duração das lâmpadas).

 

dados para exposição

 

Título: Multidão [Complexo]

Ano de produção: 2013

Técnica: projeção em vídeo sobre parede pintada de preto

Dimensões da projeção/parede: 8.5m L x 3m A

Projeto viabilizado pela exposição Travessias 2 – Maré